Três de outubro

Orson Peter Carrara

Esta data marca importante fase na história da Humanidade. Foi no dia 03 de outubro de 1804 que nasceu em Lion, na França, o garoto Hippolyte Leon Denizard Rivail.

Filho de culto casal, transformou-se em homem estudioso e pesquisador. Professor, publicou inúmeros livros de gramática e didática da língua francesa, conquistando nome de respeito na sociedade francesa.

De personalidade humanista, interessado no progresso humano, aos 50 anos teve sua atenção despertada para o fenômeno de manifestações das chamadas "mesas girantes" que viraram moda na Europa.

Incrédulo com o fenômeno em si, passou para a atenta observação e daí para a pesquisa científica, concluindo pela realidade da comunicação com aqueles que se auto denominaram de espíritos.

Coletando informações, comparando os ensinos e após exaustivo estudo, publicou O Livro dos Espíritos que fez surgir no mundo a Doutrina Espírita.

Ao contrário dos que muitos pensam, ele foi apenas o organizador dos ensinos que os espíritos trouxeram. Não fundou, não inventou o Espiritismo. Apenas organizou (codificou) os ensinos para publicar os livros.

Sua obra permanece ainda muito desconhecida do mundo, mas possui roteiro de esclarecimento e orientação para transformação do homem na melhora do mundo. Teimando em ignorar as leis espirituais que regem a vida humana e as conseqüências deste permanente intercâmbio entre as mentes que estão no corpo e aquelas que dele já se desvincularam, o homem debate-se em busca de respostas claras e lógicas que já existem...

A melhor forma de homenagear este benfeitor da humanidade é conhecer a obra que organizou. Estudá-la para conhecer, a fim de evitar-se os inúmeros desvios e distorções que se praticam em nome do Espiritismo.

Convidamos, pois, o leitor a conhecer o Espiritismo através do estudo sério e perseverante, para deixar de confundi-lo com tantas práticas místicas e absurdas que por aí estão.

03 de outubro de 1804: uma data a ser lembrada!